Por Alex Nivar, gerente de operações de vendas da Vertiv para o México e NSA (Norte da América do Sul)
Se alguma empresa adiou a atualização de sua infraestrutura de missão crítica, ela enfrenta hoje o maior desafio das últimas décadas: o desafio da continuidade derivado da pandemia.
Empresas que fornecem serviços vitais como hospitais, governos, bancos e empresas de telecomunicações, entre outras, descobriram que a sua infraestrutura crítica não dava conta da grande demanda das novas necessidades de tráfego de dados.
Um claro exemplo são as operadoras de rede. O fechamento dos lugares de trabalho e a quarentena obrigatória causaram um aumento exponencial no uso das redes de telecomunicações para resolver problemas como conectividade social, acesso à informação, demanda de entretenimento (streaming de vídeo, jogos, etc.) e uso profissional (videochamadas, videoconferências, etc.), ocasionando uma saturação das redes. Isso botou em xeque as operadoras, que foram afetadas quanto a garantia dos níveis de qualidade adequados para seus clientes.
As demandas e os requisitos cada vez mais variáveis de conectividade, larguras de banda, tráfego de dados, entre outros, acelerarão a implementação dos sites no edge da rede e farão com que a implementação da rede 5G chegue antes do que se esperava.
Há algum tempo os data centers no edge da rede vêm ganhando importância pois facilitam o processamento dos dados próximo a sua origem, ao contrário dos data centers centrais (core) ou núcleos que são mais centralizados e constituem o coração da rede.
Uma tecnologia que permite combater os desafios que o setor de data centers enfrenta é a construção de soluções de "core-no-edge" eficientes, ágeis e globalmente consistentes, como são os data centers modulares pré-fabricados (PFM).
Na Vertiv, estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros de negócios na América Central e no Caribe para oferecer soluções totalmente integradas e inteligentes, projetadas para uma implementação ágil, rápida e segura.
Se quiser configurar mais rápido um data center de tamanho pequeno, ampliar a capacidade através de serviços de cloud ou colocation ou instalar uma estação de cabos submarinos, as soluções pré-fabricadas são uma excelente opção. As implementações de baixo risco e alto valor tem os benefícios adicionais de uma entrega rápida e uma montagem mais simples no site.
Sabemos que cada projeto é diferente e que a seleção, montagem e configuração de novas soluções variam de acordo com a aplicação, porém, a maioria dos data centers pré-fabricados tem benefícios semelhantes. Na minha experiência, em soluções menores é possível alcançar até 67% de redução no tempo de implementação e até 53% de economia nos custos operacionais.
As principais vantagens das soluções integradas de data centers, para empresas buscando acelerar a implementação de seu data center (DC) estão listadas abaixo.
Design Rápido: O aproveitamento dos designs dos componentes repetíveis do subsistema permite a simplicidade, o que gera um processo de design de baixo risco, eficiente e automatizado. A customização em massa dos projetos mecânicos, elétricos e de tubulação (MEP) é realizada de forma única, fácil de operar e de baixo custo, usando um sistema que tem um enfoque modular repetitivo e padronizado.
Essa eficiência no início do processo pode reduzir meses do tempo de instalação e as organizações que procuram acelerar a implementação devem considerá-la como uma opção.
Além disso, o conjunto de padrões dos componentes elimina as limitações inerentes relativas a funcionalidade ou estética.
Integração customizada: As atividades de integração elétrica e mecânica altamente complexas são realizadas na fábrica, onde é possível manter a velocidade e a qualidade. Todos os sistemas são projetados e configurados em conjunto, resultando em uma instalação cuidadosamente integrada e que pode atender aos mais altos padrões de disponibilidade e eficiência.
A montagem em um ambiente controlado na fábrica permite maior controle sobre a configuração, acabamento e qualidade do trabalho, e passa por testes prévios e pela minuciosa otimização.
Montagem simples: A documentação clara e concisa traz informações essenciais sobre os equipamentos para a montagem dos módulos sem problemas. As instruções de montagem, mais do que a construção e a integração, reduzem de forma drástica a complexidade, bem como o risco de um mal funcionamento ou da instalação de um sistema mal configurado. A montagem sem entraves permite a implementação em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de equipes de construção experientes e altamente capacitadas em cada local. Isso cria oportunidades para ampliar o alcance global para regiões do mundo que antes eram consideradas inacessíveis.
O PFM está em crescimento rumo ao topo, com a redução total de riscos por meio de melhores controles de qualidade, resultados replicáveis e gestão de projetos simplificada.
A Vertiv oferece uma linha líder de mercado de soluções totalmente integradas e inteligentes, projetadas para uma implementação ágil e uma partida rápida e fácil através das seguintes linhas de produto: Vertiv™ SmartCabinet™, Vertiv™ SmartRow™, Vertiv™ SmartAisle™, Vertiv™ SmartMod™.
Sobre o autor
Alex Nivar é o gerente de operações de vendas para o México e NSA (Norte da América do Sul) na Vertiv. Entre suas funções, tem a responsabilidade de liderar grupos de engenharia e a inteligência de negócios da região.
Alex tem mais de 15 anos de experiência na proteção de aplicações de missão crítica com ênfase em AC Power e Gerenciamento Térmico. Começou como engenheiro de serviços para sistemas de energia, passando por diversas posições que lhe permitiram atender à indústria de Data Centers e Telecomunicações.
Anteriormente, desempenhou funções de gerente da Vertiv para a América Central e o Caribe e ocupou diversas posições nas áreas de Serviços, Projetos e Vendas em outras empresas do setor tecnológico no Caribe.
Alex é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade APEC de Santo Domingo, República Dominicana e concluiu um MBA na Universidade de Quebec, em Montreal, Canadá.